Residência

A “autorización de residencia no lucrativa” é a modalidade mais adequada àquelas pessoas que tem o interesse em viver na Espanha, mas não tem a necessidade ou o desejo de trabalhar. É fato que muitos ingleses, alemães e russos há muito tempo escolheram a Península Ibérica como lugar para gozar da sua aposentadoria. Se vamos à algumas regiões da costa mediterrânea, ilhas baleares ou ilhas canárias, encontramos cidades inteiras que falam inglês ou alemão. Porém, a possibilidade de viver na Espanha sem trabalhar se estende também aos brasileiros (aposentados ou não).

A RESIDÊNCIA NÃO LUCRATIVA

Essa modalidade de residência confere ao estrangeiro e aos seus familiares todos os direitos que possuem os demais residentes (exceto trabalhar). Também computa o tempo de 2 anos para obter a nacionalidade espanhola. Dessa maneira, o brasileiro que vai à Espanha com uma autorização de residência não lucrativa, após 2 anos pode solicitar a dupla nacionalidade e gozar de todos os direitos reservados aos espanhóis, inclusive assistência médica em todo território europeu. E também voltar a trabalhar se quiser.

A residência não lucrativa é uma modalidade de residência temporária, de modo que a autorização inicial é concedida por 1 ano, a primeira renovação se concede por mais 2 anos e a segunda por outros 2 anos. Depois disso, a residência se torna permanente, sendo renovada a cada 5 anos. Porém, antes disso o brasileiro já terá adquirido a dupla nacionalidade se for esse o seu desejo.

Confira aqui outros tipos de vistos e autorizações de residência na Espanha.

REQUISITOS

Como se trata de uma modalidade de residência que não inclui o direito de trabalhar, o requisito fundamental é que o interessado possua meios econômicos para se manter no país (e manter os seus familiares, se o acompanharem) durante o período da residência. O que se pede em concreto é demonstrar possuir:

Esses valores não necessariamente devem estar em Euros. É possível, portanto, receber uma aposentadoria ou qualquer tipo de renda em Reais que supere esses valores mensais.

Também não é necessário que sejam recebimentos periódicos, de modo que é possível manter um investimento no Brasil (poupança, CDB, ações, fundos de investimento, etc.) cujo valor seja superior a essas quantias mensais multiplicadas pelos 12 meses do ano. Então, por exemplo, uma pessoa que possui uma aplicação em Reais que supere 12 x 400% do índice IPREM poderá solicitar uma autorização de residência não lucrativa, mesmo que não possua nenhum rendimento mensal.

PROCEDIMENTO

O procedimento inicia em algum dos Consulados da Espanha no Brasil (ou país de residência do solicitante), com a solicitação de um visto de residência não lucrativa. Nesse momento se apresentará uma série de documentos, entre eles:

  • Passaporte;
  • Certificado de antecedentes penais;
  • Atestado médico;
  • Seguro médico de saúde;
  • Documentos que comprovem possuir os meios econômicos mencionados.

Depois de analisados os documentos, o Consulado irá emitir o visto, que deve ser retirado no prazo de um mês desde que o interessado for notificado. O visto é emitido por um período determinado (normalmente 90 dias), de modo que o interessado deve entrar na Espanha dentro desse período.

Uma vez que realize a entrada na Espanha, o brasileiro dispõe de um mês para iniciar os trâmites do seu Número de Identificación de Extranjeros (NIE) e de confecção do seu cartão (tarjeta) de identidade. Como referimos, a primeira identidade terá a validade de 1 ano, a segunda e a terceira, de 2 anos, e a quarta já será de 5 anos. Em cada uma dessas renovações se comprovará se o brasileiro mantém os recursos econômicos mencionados.

ASSESSORIA NO PROCESSO

Na Espanha Legal temos ampla experiência na tramitação do visto de residência não lucrativa. Nossa assessoria cobre todas as etapas do processo, desde análise da viabilidade do visto no Brasil até emissão do cartão de residência na Espanha. Todos os trâmites são realizados ou supervisionados por advogado habilitado na Brasil e na Espanha.

Se você possui dúvidas sobre o processo, necessita auxílio ou quer realizar um planejamento, entre em contato conosco para agendar uma consulta.

ENTRAR EM CONTATO

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:10:05+02:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:11:03+02:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:42:26+02:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018

ESPANHA LEGAL
5
2019-05-21T09:34:38+02:00

Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...

Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
ESPANHA LEGAL
5
2019-05-21T09:36:59+02:00
Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
5
5
ESPANHA LEGAL