A carta de invitación ou carta convite é um documento que uma pessoa residente legal na Espanha, ou espanhol, tramita para que o convidado estrangeiro possa entrar e permanecer no país como turista. É importante diferenciar os requisitos oficiais para a carta e os requisitos recomendáveis na prática, pois ainda que a normativa pareça ser bastante flexível, no momento de emitir a carta, a polícia costuma analisar outros documentos que não constam na informação oficial.
Como já tratamos aqui, o turista brasileiro não precisa de visto para entrar na Espanha, contudo necessita preencher alguns requisitos na hora da entrada, como apresentar a reserva em hotel durante o período em que pretende ficar como turista no país. A carta de invitación serve justamente para dispensar o turista de comprovar esse requisito.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os requisitos básicos para a carta de invitación são seguintes:
- Formulário oficial indicando: os dados pessoais de quem convida e de quem é convidado; o período da estância do convidado; a relação que mantêm com o convidado (Formulario Solicitud Carta Invitacion);
- Documento que comprove a disponibilidade do imóvel (Escritura do Imóvel, Contrato de Aluguel, Empadronamiento etc.);
- Taxa inicial de tramitação do processo.
O que a Polícia irá analisar para conceder a carta convite são os meios econômicos do anfitrião, mesmo que não seja possível exigir a comprovação dos meios econômicos de quem está convidando; as dimensões do imóvel para verificar se comporta o número de pessoas convidadas, o que pode ser comprovado por meio da certificación de referencia catastral; e também o número de pessoas que vivem no imóvel por meio do certificado del Padrón Municipal emitido pela prefeitura.
Nenhum desses documentos é obrigatório. Porém é recomendável apresentá-los para que a Delegacia de Polícia possa verificar a metragem mínima necessária do imóvel de acordo com o número de pessoas que vivem ali.
COMO OBTER A CARTA
Atualmente o procedimento para expedir uma carta de invitación se faz em duas etapas.
Primeiro o solicitante residente na Espanha deve se dirigir a uma Delegacia da Polícia Nacional, preencher o formulário e apresentar os documentos que referimos acima. Em algumas províncias é necessário fazer um agendamento para ser atendido, em outras esse trâmite tem prioridade e basta chegar no horário de atendimento. Nesse momento será necessário haver efetuado o pagamento da primeira taxa [confira aqui o custo para solicitação da carta convite].
A segunda etapa ocorre depois da análise dos documentos pela Polícia. Isso pode levar desde alguns minutos até algumas semanas ou mesmo um mês. Após esse trâmite a Delegacia informará que a carta foi concedida (no momento ou por correio), e o interessado deverá pagar outra taxa para sua emissão e retirada [confira aqui o custo para emissão da carta convite]. Algumas Delegacias solicitam o pagamento das duas taxas ao mesmo tempo com o objetivo de agilizar a emissão da carta.
Finalmente, com o documento emitido pela Polícia em mãos, o anfitrião enviará a carta para o seu convidado no Brasil que deverá apresentá-la ao passar pela imigração (se for requerido).
IMPORTANTE: A carta de invitación dispensa unicamente o turista do requisito de apresentar uma reserva em hotel durante sua estadia na Espanha. Os demais requisitos devem ser cumpridos. Confira aqui o que é necessário.